sexta-feira, 7 de julho de 2017

Neuromediadores - Fibromialgia


Neuromediadores ou neurotransmissores na Fibromialgia

Existem em quantidades elevadas nas terminações nervosas e são responsáveis pela comunicação das células no Sistema Nervoso

São libertadas por despolarização na fenda sináptica do neurônio, ou seja é uma transmissão do impulso nervoso de uma célula para outra célula


Na Fibromialgia são estas respostas dadas pelos neurônios a um certo estímulo que o nosso cérebro não consegue entender... Ou inexistem na nossa doença.

Existem diversos tipos de neurotransmissores cada um com a sua função

Acetilcolina (ACH)
Este neurotransmissor está relacionado com o défice de aspectos cognitivos, no aprendizado, na memória, na atenção.
No sistema nervoso este sistema dá a sua sinalização na constrição dos brônquios, vasos sanguíneos , pupilas, reduz batimentos cardíacos, produz ereção...
Este transmissor é importante para a movimentação do nosso corpo, porque sua liberação em músculos promove a contração das fibras musculares.

Serotonina (5HT)
Este neuromediador está relacionado com as desordens de humor ( latência do sono, ansiedade, depressão...)
A ingestão  de alimentos ricos em triptofano (leite), aminoácido necessário para que síntese do 5HT, antes de dormir pode elevar os niveis facilitando o sono.

Noradrenalina (NA)
Este neurotransmissor está relacionado com o controlo do Humor, atenção, alerta, do aprendizado, memória, excitação mental e física.
No sistema nervoso este sistema dá a sua sinalização na dilatação dos brônquios, vasos sanguíneos , pupilas, aumento de batimentos cardíacos...

Dopamina (DA)
Este neurotransmissor é o responsável por controlar os níveis de estimulação no sistema motor, a sua diminuição leva a tremores e até a impossibilidade de locomoção voluntária.
Este transmissor também é responsável  pelos estímulos do prazer através da ingestão de alimentos, prática de sexo e drogas de abuso são estimulantes da liberação DA.

Assim, sendo cada uma destas tarefas produzidas por estes neurotransmissores, fica comprometida por na  doença da Fibromialgia existir um défice na transmissão destes entre células, provocando nos assim as dores imensas no corpo e o não entendimento do nosso cérebro em relação aos estímulos/mensagens que são enviadas.



Veja também :
Mitocondria-fibromialgia

Sem comentários:

Enviar um comentário