quinta-feira, 1 de junho de 2017

Diário da minha Fibromialgia - XLIV


O porquê dos Antidepressivos

O porquê dos Antidepressivos no tratamento da Fibromialgia??

Porque os antidepressivos, em doses menores do que as indicadas para a depressão, uma vez que os neurotransmissores da dor e da depressão no sistema nervoso são muito similares ou, às vezes, os mesmos.

Neurotransmissores são substâncias química produzidas pelos neurônios(as células nervosas), com a função de biossinalização.
Por meio delas, podem enviar informaçãoes a outras células.
Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efectuar a reação final no orgão ou músculo alvo.
Os neurotransmissores agem nas sinapse.
As Sinapses são zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios, células musculares ou células glandulares.
Do ponto de vista anatômico e funcional, uma sinapse é composta por três grandes compartimentos: membrana da célula pré-, membrana sináptica e membrana pós-sináptica.
Os principais tipos de contacto são: axo-somático(entre um axônio e o corpo celular), axo-dendrítico (entre um axônio e um dendrito), neuroefetor (entre a terminação nervosa e a célula efetora, fibra muscular lisa, fibra muscular cardíaca ou célula glandular), neuromuscular ( entre a terminação nervosa e a fibra muscular esquelética, que são o ponto de junção do neurônio com outra célula.
Aliviam de maneira neurofisiológica os mecanismos de dor, super estimulados aos portadores da Fibromialgia.
Sabe se que uma boa percentagem da população portadora desta síndrome, devido à má qualidade de vida e também além de ser os mesmos mecanismos respónsáveis pela dor e depressão, têm quadros depressivos.
Por isso a regularidade dos médicos receitarem antidepressivos...




Sem comentários:

Enviar um comentário