quarta-feira, 21 de junho de 2017

Horta Marreiros



Já há aí uns 9 anos que os meus filhos desejavam muito ter uma hortinha para cultivares as suas coisinhas, para estarem entretidos... 
Graça a Deus, tudo o que pedimos nos vêm as mãos parar  ... 

Houve uma senhora, aliás na altura era um casal, infelizmente ele, já partiu.. que conhecemos através dos bombeiros, fiz alguns serviços a Lisboa com ambos e conversa para aqui, conversa para ali, deram me um terreno para tratar mesmo aqui em frente ao Aeródromo dos Montes de Alvor perto da nossa casa. 

"Ouro sobre Mar Azul"

O terreno é grande, tinha um tanque com água da barragem que vêm do canal todas as semanas, um barbeque a cair de podre, Uma Nogueira, 4 Figueiras, 1 marmeleiro, 1 árvore de grande porte a dar sombra ao tanque, fomos à EDP, para pôr a electricidade em meu nome é só eu que pago a água todos os anos a associação dos regantes. 

É lá começou a nossa aventura desfurtunada... 
Sim... Sempre tive problemas naquela horta, não com a proprietária, mas sim com os que logo desde início se apropriaram do que não lhes pertence.. 

O meu marido limpou todo o tanque, pois isolante e ali tínhamos a nossa águinha limpinha, limpinha... 
Eu e os meninos ainda tomámos banho lá dois dias, porque a nossa festa depressa acabou... Veio de lá o meu sogro e colocou lá uns peixes grandes para que nós não fossemos mais à água.. 😭😭😭😭

Sempre que eu, ou os meninos íamos lá e plantávamos alguma coisa estava sempre tudo mal, aliás ainda hoje,  Está!!!!
Semeiam coisas em cima das nossas..
Comprei várias árvores que se perderam um Maracujazeiro, diversas parreira, uma amendoeira, oliveiras  roseiras, entre outras árvores.
Mas como eu e o meu marido trabalhávamos por turnos de 12 horas nos bombeiros, nem sempre conseguíamos ir à nossa hortinha, então para mal dos meus pecados, o meu sogro foi se apropriado, apropriado de tudo... E cultivava algumas coisas para si, e só regava  as coisas dele, por isso as minhas árvores acabaram por morrer..

Sobreviveram, dois pessegueiros, uma romanzeira, uma Oliveira, duas laranjeiras(uma do tipo Doce de Espanha que é a minha fruta preferida que o meu maridinho me comprou), mais recentemente o meu sogro e o avô do meu marido plantaram no meio do caminho umas Pereiras, Macieiras, um limoeiro, umas ameixoeira, que passei a regá-las se não agora não tenho fruta nenhuma..



Estacas
Na altura que trabalhava na barragem, trouxe um montão de estacas que já não utilizavam para fazer uma vedação entre a horta e um espaço para nós estarmos... Comecei uma vedação com elas junto à uma rede que delinia o terreno. E quando retomei a vedação, já não existiam estacas nenhumas, o meu sogro havia as levado para queimar na sua lareira para se aquecer no inverno (sim porque aquela casa no inverno têm lareira a essa dia e noite, dia após dia... Mais uma vez não lhe disse nada...

Galinheiro
Eu e os meninos construímos um galinheiro, comprámos umas tábuas e umas redes.. Mas mais uma vez estava mal feita.. Mas quando é que vão perceber que ficamos com a horta para nós e para os miúdos, até pode não ser a casa perfeita, mas a cara de alegria dos miúdos a construi-la e até a pintaram e tudo e depois vê de lá o "capataz" e está tudo mal... Até os próprios miúdos ficaram tristes vendo o seu trabalho criticado, deitando os abaixo... Meus ricos filhos têm sofrido também bastante com aquela horta 😔😔😔

Casinha de Apoio
O meu marido começou por fazer uma casinha para arrumação das coisas da Horta, ideias e mais ideias que o meu sogro trazia para fazerem a bela merda que lá estava, se não fosse o avô Joaquim ir ter comprado umas chapas de zinco para pôr no telhado porque chovia lá dentro...

Bancada do Fogão
Tenho um fogão a gás com duas bocas, bom vamos levar para a horta, comecei por fazer uma bancadazinha em tijolos e cimento, fui criticada, descomungada. Tirou me as coisas da mão pra ser ele a fazer.. Mais uma vez tudo o que eu faço ou os miúdos está mal.. Mais um dia que vim embora bebendo as minhas lágrimas, mas nunca disse nada...

Armários em monge da minha Avó Doroteia
Quando a minha avó Doroteia foi para o lar, eu, os meus tios e a minha mãe fomos a casa dela, e como nenhum quis, eu trouxe um armário com duas peças grandes para a nossa casinha da Horta.... Por ter elevado valor sentimental, custou me imenso ver destruído... Sem portas, sem prateleiras porque foram utilizadas para o galinheiro e para a colheita.... A sério não havia mais madeira nenhuma????

Festas Anos/Acampamento de Aniversário 
Desde sempre, como tínhamos imenso espaço e sempre que o tempo ajudava, fizemos as nossas festas de anos lá.. Mas que doença para os meus sogros, agora fazer ali as festas no meio da terra...
Os miúdos, sempre adoraram, tanto os meus como os seus amiguinhos, atirarem balões de água, pintarem lençóis com dedicatórias, rebentar balões com farinha à procura dos seus rebuçados, várias foram as actividades que fizemos e os miúdos sempre felizes, até um acampamento fizemos, para muitos foi a primeira vez que dormiram fora de casa, mas adoraram a experiência. Numa das festas de anos o Rodrigo consegui ganhar dinheiro para comprar uma mota4 mini.. Que espectáculo, nas festas seguintes os miúdos deliraram... 😊😊😊😀

Restos de Cerveja /vinho 
Comprei um frigorífico em segunda mão ao meu irmão para por na "casinha", para dar apoio às festinhas e às nossas churrascadas.. Mas não se pode deixar nada lá de álcool, porque pensamos que temos e depois, vai se haver... Alguém já bebeu...

 Shakira - minha São Bernardo 
Na altura o meu marido ofereceu me uma cadela - uma São Bernardo. Fez uma casinha para ela lá na horta, levei a caminha dela, adorava passear com ela... Que saudades .... Com 4 anos,  estava em contacto com um cão para ela ter os seus filhotes quando aconteceu a fatalidade, Alguém andou a pôr veneno para as ervas e a seguir soltaram a cadela. No dia seguinte estava morta na sua casinha.. Triste mas é verdade, nem eu nem o meu marido quisemos acusar ninguém, afinal são da família.. E mais uma vez o e apesar do grande valor sentimental, o prejuízo foi grande.. Mas seguimos em frente 😭😭😭😭

Camas de Rede
Comprei duas camasde rede, na altura uma para cada filho.. Foi um filme pegado e o resultado foi atafulharem as redes na casinha para os ratos roerem nas todas.. Mais um prejuízo 😓mas fazia algum mal os miúdos andarem/estarem na cama de rede na horta deles????

Mercadinhos de Alvor
Piriquitos
Pombos
Coelheira

Vender tomates
Vender Figos
Banca à porta Horta Marreiros
Houve um ano que tínhamos bastantas melâncias e tomates e pús umas mesas a porta da Horta para os miúdos venderem... Bom mas que horror, o que é que eu ando a fazer, além de me andar a fazer de cigana a vender frutas de porta em porta, agora também pôr os miúdos ali... Eu também estava ali com os miúdos...  Qual é o problema, é preciso escutar os produtos sem estragar😉estou colectado, passo recibos????


Não deixem comida as animais que o meu filho quer dar

Mercado de Algoz
Caixinhas de morangos
Tampinhas e garrafões de água

Construção fátinha /Fábio

Jogar fora o meu lixo

Combustor da Bia
Estendal de Roupa
Piscina da Bia
Piscina dos meninos


Não sei como consegui aguentar tantos anos sem responder ( pois o meu feitio era mesmo assim, metia o rabinho entre as pernas e vinha chorando para casa) 
Agora chegou a hora de tomar as rédias da minha Horta... 





Meta se na sua Vida 
Na sua Casa
E  fale assim com quem você sustenta. 
Porque a mim você não me dá comida 
A mim, nem o meu pai nem a minha Mãe me falou nem fala assim
Criança, olhe para si que sustenta uma família de duas pessoas capazes
É deixe a minha casa, a minha Horta e o meu lixo, que não preciso que ninguém ande a mexer no meu lixo. Pois para si se o é, não mexa nas minhas coisas..

Fiquei toda a tremer durante horas, no meu peito o meu coração parecia que parava, eu com a doença que tenho não me posso irritar, não me posso enervar.... Mas foram anos e anos e hoje saltou me a tampa...
Agora já são 5 da manhã e não consigo dormir, estou um pouco mais calma.
Mas isto não é nada bom para a minha Fibromialgia.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário