terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Novas Receitas Digitais em Portugal

As novas receitas digitais. ..
Muito bem, Portugal está a evoluir com as novas tecnologias,  agora quando se vai ao médico e nos passam uma receita,  já não nos dão papel nenhum...apenas um conjunto de códigos numa mensagem escrita para o nosso telemóvel. 
 E nós pacientes não conseguimos ver nada, nem se os medicamentos estão errados ou não? 


Hoje aconteceu me estava na cidade e fiquei sem bateria no telemóvel,  o telemóvel do meu filho, o cartão não dava, no telemóvel da minha mãe,  também não dava porque ela não sabe o código pin...é urgente porque o medicamento em questão é a insulina do meu filho...e agora?
Já que estou aqui a porta da farmácia,  vou perguntar se existem alguma alternativa. ..
Não,  não há alternativa....Apenas uma simples mensagem que existe num telemóvel ??? E nem nós temos direito a imprimir ? Já que o estado não têm dinheiro para nos imprimir uma simples folha de papel,  então que nós passamos imprimir,  não? 

E se eu perdesse o meu telemóvel? 
E se me tivessem roubado o telemóvel? 
E se alguém se apoderase do telemóvel e me levanta sse a receita? 
E se apagarmos aquela mensagem sem querer?

Ficamos sem os nossos medicamentos. ..e se eles forem urgentes para a nossa sobrevivência?


Hoje valeu me da amabilidade da técnica da farmácia,  que me carregou o meu telemóvel com o seu próprio carregador ( ainda bem que os nossos telemóveis eram compatíveis)  e assim consegui leva tar a minha receita, dos três medicamentos um estava errado, mas o principal era a insulina que pretendia ☺☺☺☺

Pois como não à possibilidade de nós visualizarmos o conteúdo do papel temos que nos limitar ao que os técnicos nos dão, o que se não soubermos o que é ao certo, trouxemos os medicamentos errados como foi o nosso caso hoje.
Mas enfim...
É o país que temos! 
É o nosso Portugal


2 comentários:

  1. Eu tb não concordo muito com estas mensagens, mas só para informar que sim dá para imprimirmos a Receita. Temos é de estar registados no portal do utente (https://servicos.min-saude.pt/utente/). Neste portal, em "Planos de Cuidados" tem uma aba referente à receita sem papel e aí dá para imprimir. O problema é que nem toda a gente sabe mexer com computadores :-(

    ResponderEliminar